My Photo
Name:
Location: Portugal

"Whether it be the Soul itself, or God in the Soul, that shines by Lov, or both, it is difficult to tell: but certainly the Lov of the Soul is the sweetest Thing in the world." (Thomas Traherne, Centuries 4:83).

Monday, March 09, 2009

2. Enjoyment

É por uma sigla correspondente às iniciais do nome que T.T. refere aqueles que o privilegiam com o seu afecto, que ele retribui não apenas correspondido, mas infinitamente enriquecido pela alegria vivida na sua fruição: "enjoyment", no sentido comum e etimológico do termo – do francês joie – a que insistentemente recorre. Fruir na plenitude desta alegria o mundo, o outro, o próprio e Deus é dar-Lhe graças: tornar-Lhe infinitamente grato tudo isto que é dádiva Sua aceite e reconhecida. Tal é o "suplemento" que, acrescido a cada vivido instante, torna outro aquilo que é.

Pelas iniciais do nome refiro também os que, seja qual for a sua natureza ontológica, entram e livremente percorrem a casa que inteiramente os acolhe e convida a que façam dela sua morada. Alguns, como T.T., ficam e tornam-na imensa.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home