My Photo
Name:
Location: Portugal

"Whether it be the Soul itself, or God in the Soul, that shines by Lov, or both, it is difficult to tell: but certainly the Lov of the Soul is the sweetest Thing in the world." (Thomas Traherne, Centuries 4:83).

Wednesday, March 18, 2009

6. Enjoying the world aright



A imagem que se forma para mim de Thomas Traherne é, a perder de vista, a praia de um mar calmo numa luz difusa, em que o avisto, muito ao longe, avançando na minha direcção pela linha de um quase imperceptível movimento da água. Segura numa mão o chapéu (refere-o no testamento, esquecendo que continuavam a ser pertença sua as casas onde alojara as famílias mais pobres da paróquia). Nos cabelos soltos vejo a cor e a ondulação da seara que nunca fora semeada nem jamais seria colhida (evoco o mundo na visão da criança, de um dos seus textos mais belos). O mar corre-lhe nas veias, vestem-no os céus e coroam-no as estrelas. É verdadeiramente o herdeiro da terra e seu é o Reino.
Esta imagem de Traherne é-me obviamente suscitada por um dos passos mais citados de Centuries pela sua poeticidade e transbordante beleza, que as reconhecíveis ressonâncias bíblicas (ao mesmo tempo de S. Paulo e de S. João) intensificam no meu olhar:

Nunca fruireis verdadeiramente o mundo até o próprio mar vos correr nas veias, vos vestirem os céus e coroarem as estrelas: e vos verdes como única herdeira do mundo inteiro e de mais ainda porque os homens estão nele e cada um é herdeiro único como vós. Até serdes capaz de cantar e exultar e de vos deleitardes em Deus como os avaros no ouro e os reis nos ceptros nunca fruireis o mundo.

You never Enjoy the World aright, till the Sea itself floweth in your Veins, till you are Clothed with the Heavens, and Crowned with the Stars: and Perceiv your self to be the Sole Heir of the Whole world: and more then so, becaus Men are in it who are evry one Sole Heirs, as well as you. Till you can Sing and Rejoyce and Delight in GOD, as Misers do in Gold, and Kings in Sceptres, you never Enjoy the World. (C: 1, 29)

0 Comments:

Post a Comment

<< Home