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"Whether it be the Soul itself, or God in the Soul, that shines by Lov, or both, it is difficult to tell: but certainly the Lov of the Soul is the sweetest Thing in the world." (Thomas Traherne, Centuries 4:83).

Thursday, April 02, 2009

9. I came into this World only that I might be Happy


T.T. quando inicia a quarta centúria (grupo de cem pontos ou apontamentos na forma de parágrafos mais ou menos extensos ) deixa de falar de si mesmo na primeira pessoa para, continuando a dirigir-se à mesma enunciatária (a quem dedica o livro), passar a referir-se na terceira – o vosso amigo [your friend]. Introduz, assim, um distanciamento mais em relação à enunciatária do que em relação ao "eu" das três primeiras centúrias, de quem tem directo e íntimo conhecimento, neste desdobramento em sujeito e objecto da enunciação:

"Tendo falado tanto a respeito da sua entrada e progresso na Felicidade, falarei nesta centúria dos princípios de que o vosso amigo se dotou para a fruir."

"Having spoken so much concerning his Enterance and Progress in Felicity, I will in this Centurie speak of the Principles with which your friend endued Himself to enjoy it!" (C, 4:1)

E o primeiro e único princípio de que decorrem e a que levam todos os outros resume-o na citação que faz de si mesmo:

Mas este era o seu princípio, o daquele que amava a felicidade e é o vosso amigo. Vim a este mundo para ser feliz. E custe o que custar, serei feliz. Uma felicidade existe e é meu desejo fruí-la."

"But this was His Principle that loved Happiness, and is your friend. I came into this World only that I might be Happy. And whatsoever it cost me, I will be Happy. A Happiness there is, and it is my desire to enjoy it." (C, 4:7)


(N.B. A imagem aqui colocada foi colhida da net)


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