My Photo
Name:
Location: Portugal

"Whether it be the Soul itself, or God in the Soul, that shines by Lov, or both, it is difficult to tell: but certainly the Lov of the Soul is the sweetest Thing in the world." (Thomas Traherne, Centuries 4:83).

Monday, November 02, 2009

Felicidade e comunhão

Este parágrafo, que surge na sequência de uma exaltação do amor de Cristo na cruz, aparece riscado no manuscrito de Centuries:

“Hath not His Blood united you and me, cannot we see and Love and Enjoy each other at a hundred Miles Distance?” (C 1: 80)

A tríade (configurada nos primeiros parágrafos) é aqui muito claramente explicitada:

He (His Blood)- you - (and) me

Em Centuries Traherne consubstancia o desejo de partilhar com “o outro”, privilegiado por isso mesmo, a felicidade que levou longo tempo a encontrar (mais rigorosamente, a reencontrar, numa outra forma, em que o discernimento do adulto se alia ao puro olhar da criança na fase pré-verbal) e que pretende levar um tempo igualmente longo a fruir (cf. C: 4, 2-3 e 18-19). Na revelação de que a felicidade só é plena se comunicada, contempla o mistério de que, envolvida na Felicidade enquanto meta da caminhada, a comunhão que dela decorre é ao mesmo tempo a via para a alcançar na sua plenitude.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home